Audi Q5   Utilização   Audi drive select  Definições de condução
A regulação do veículo em cada modo de condução depende do equipamento. Em qualquer caso, o motor e o servotronic são também responsáveis. Além disso, podem ser também ajustadas a caixa de velocidades automática*, a direcção dinâmica* e a regulação dos amortecedores*.
O motor e a caixa de velocidades automática* reagem, consoante o modo, mais espontânea ou mais equilibradamente à movimentação do pedal do acelerador.
Por outro lado, o servotronic (servo-assistência da direcção) Link pode ser ajustado às situações de condução.
A direcção dinâmica* altera a relação de desmultiplicação em função da velocidade de cruzeiro, para manter o esforço para o condutor, tanto quanto possível, num nível optimizado. Assim, a velocidades mais altas, ajusta-se uma menor sensibilidade da direcção, com o objectivo de melhorar o controlo do veículo. A velocidades mais baixas, a direcção é mais directa, a fim de manter o esforço do condutor no mais baixo nível possível, p. ex. nas manobras de estacionamento. Além disso a direcção dinâmica* proporciona uma direcção mais ágil, a baixas a médias velocidades de cruzeiro. A característica básica da relação de desmultiplicação pode ser ajustada pelo condutor no Audi drive select.
A regulação dos amortecedores* regista, através de sensores, informações sobre os movimentos da direcção, intervenções de travagem e de aceleração do condutor, bem como sobre o tipo do piso, a velocidade de cruzeiro e a carga do veículo. Esta solução permite ajustar, praticamente em tempo real, o amortecimento às condições de circulação. O Audi drive select permite ainda corresponder aos desejos de um amortecimento de cariz mais desportivo (DYNAMIC) ou de um amortecimento caracterizado pelo conforto (COMFORT), sem se ter de prescindir, contudo, de um ajuste equilibrado (AUTO).
A tabela seguinte apresenta um plano geral das características em cada um dos modos de condução.
Sistemas
COMFORT
AUTO
DYNAMIC
Motor ou motor/caixa de velocidades*
equilibrado
equilibrado
desportivo
Direcção
confortável
equilibrada
desportiva
Direcção dinâmica*
confortável indirecta
equilibrada directa
desportiva directa
Regulação dos amortecedores*
confortável
equilibrada
desportiva
Se o veículo for dotado de direcção dinâmica*, o servotronic é regulado na opção do menu Direcção dinâmica*.
Nota
  • Nos veículos com caixa de velocidades automática* as mudanças com características desportivas podem ser definidas, seleccionando o modo de condução DYNAMIC. Não existe a posição S da alavanca selectora.
  • Nos veículos com direcção dinâmica* ouve-se um ruído quando se dá arranque ou se pára o motor, não sendo a situação motivo de preocupação.